domingo, 27 de fevereiro de 2011

A criança aos três anos

Aqui vão algumas dicas para os pais compreenderem melhor a fase em que seus filhos e filhas se encontram e para saberem como estimular o seu desenvolvimento.

A criança aos três anos

DESENVOLVIMENTO FÍSICO MOTOR:

- continua aprendendo a dominar os músculos maiores , por meio de atividades repetidas;

- sente prazer em correr e pular;

- no desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);

- geralmente tem controle esfincteriano;

- pode agarrar bolas grandes com as duas mãos;

- pode construir uma torre em torno de dez blocos;

- pode abotoar, mas não desabotoar.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

- começa a formar sentenças mais longas, com três ou quarto palavras;

- gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;

- só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;

- gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;

- gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;

- pode comparar tamanhos;

- começa a usar números com significados;

- começa a aprender cores e figuras;

- a duração da atenção depende do interesse na atividade;

- pode aprender semelhanças e diferenças;

- pode lembrar e seguir ordens de dois passos (duas etapas);

- começa a entender direções (em baixo, em cima);

- interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;

- começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);

- pode falar até dez, embora só possa contar até dois objetos;

- começa a entender o significado de mais.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

- gosta de falar, usa palavras corretamente e relaciona palavras com ações;

- o vocabulário é geralmente de 750 palavras;

- entende e usa palavras abstratas (em cima, em baixo, agora, depois);

- expressão comum: “Eu não sei.”;

- Ri muito;

- gosta de cantar;

- conversa com adultos, mas nem sempre está interessada em suas respostas;

- responde corretamente quando lhe perguntam o que faz uma criança com fome, frio ou cansada.

DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

- pode algumas vezes usar palavras para expressar sentimentos;

- às vezes faz birra;

- pode ter ciúme duradouro;

- mostra crescer em independência, ressentindo interferências;

- pode liberar raiva por meio de uma atividade física;

- está mais aberta a falar palavras;

- gosta de elogios e aprovação;

- busca mais amizades com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;

- torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;

- começa a entender o significado de certo e errado;

- gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);

- mostra confiança e amor com palavras e ações;

- pode ter um companheiro de brincadeira – imaginário, coisas imaginárias parecem ser bem reais;

- aparecem sentimentos de medo (cachorro, escuro, etc);

- não aceita alterações em sua rotina, o que ocasiona conflitos com outras crianças e com adultos;

- fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação;

- aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono.

Dialogando com os pais:

- Perguntem-me o que fiz na escola, encorajem-me, sem insistir, para que eu conte algo. Mostrem interesse sincero por tudo quanto eu relatar.

- Não discriminem se eu ainda não fizer muita coisa; não caçoem de meus enganos: valorizem, antes de tudo, meus esforços.

- Falem sempre da minha escola com carinho.

- Não falem de meus problemas na minha frente.

- Ensinem-me a ser bastante assíduo e chegar pontualmente na escola.

- Não deixem de me buscar na hora certa, pois, se me sentir abandonada(o), posso ter medo de voltar a escola.

- Sempre que possível um de vocês esteja em casa quando eu chegar.

- Não dêem muita importância ao fato de minhas “lições” não serem perfeitas, mas sim a forma de conceitos e hábitos que estou adquirindo.

- Meu progresso e o do meu colega, ou mesmo o do meu irmão ou irmã, não devem ser comparados, pois sou uma pessoa com características próprias.

- Esses lembretes são a chave para meu desenvolvimento.

Referências Bibliográficas

Crescer Sabendo Ser - Maternal. Ed. Fapi.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Projeto: Adaptação Escolar

PROJETO: Adaptação Escolar

Professora - Kátia Batista Martins

Turma: Maternal III B

Período: Aproximadamente 30 dias

Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.


Objetivos:
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;

- Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.

- Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.

- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;

- Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;

- Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;

- Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.


Conteúdos Conceituais

- Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;

- Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;

- Construção da própria imagem e da identidade;

- Valorização positiva da própria identidade;

- Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.


Conteúdos procedimentais

- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;

- Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;

- Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;

- Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;

- Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;

- Aceitação da separação;

- Hábitos de autonomia com seus pertences.


Conteúdos Atitudinais

- Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;

- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;

- Participação na vida da escola;

- Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;

- Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;

- Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;

- Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.



Contemplação das áreas


Língua Portuguesa


Linguagem oral:

- Conversas, relatos de vivências, narração;

- Nomear a professora, funcionários e colegas;

Linguagem escrita:

- Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;

- Pseudoleitura das regras de convivência.



Matemática
- Orientação Espacial;

- Percurso de trajeto, localização;

- Contagem oral;

- Jogos matemáticos;

- Leitura de calendário.

- Quantos somos


Natureza e Sociedade

- Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);

- Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.


Visual
- Pintura livre (interferência);

- Modelagem;

- Fantoches, vídeos, slides.


Movimento
- Roda cantada;

- Rolamento;

-Cambalhotas no colchonete;

- Dança;

- Jogos simbólicos

- Esquema corporal.


Música
- Diferentes tipos de sons e músicas diversas;

- Cantigas de roda.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Volta às aulas



Como fazer a adaptação dos pequenos que irão para a pré-escola?

O momento de se separar das crianças e colocá-las na CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) ou pré-escola causa medo e insegurança.

Décadas atrás, as crianças entravam mais tarde na escola, aos cinco ou seis anos, e a separação entre a mãe e o bebê era feita de forma mais lenta. Hoje em dia, a quebra é muito rápida. Os pais até se sentem culpados por não poder passar mais tempo com o bebê.

O primeiro passo para a família ficar mais segura é escolher bem a escola. Procure informações e referências da escola que você pretende matricular sua criança. Observe o atendimento, o espaço físico e a higiene da escola.

Além de se sentirem bem atendidos e acolhidos, os pais precisam concordar com a proposta pedagógica e as regras da escola. A criança percebe se o pai critica a escola o tempo todo.

Depois de escolhida a escola, vem um período de adaptação, tanto para as crianças quanto para os pais. Antes do primeiro dia, as escolas costumam fazer uma entrevista com os pais, para saber mais sobre a criança.

Coordenadores pedagógicos recomendam que os pais digam o que o filho está acostumado a comer, qual o horário de sono, questões médicas e qualquer outra particularidade.

Aos poucos, a confiança dos pais e do bebê na escola vai aumentando. Para isso, recomenda-se que a parceria seja incrementada com muita conversa. Pais precisam ouvir a escola e vice-versa.

Algumas dicas para o período de adaptação:

• Acompanhe a criança na fase de adaptação. Algum adulto conhecido deve acompanhar o primeiro dia. Se você não puder faltar ao trabalho, peça ao pai, um dos avós ou uma tia.

• Não vá embora muito depressa. Não fuja rapidinho para evitar que seu filho (ou você) chore. Fique por perto até ele se entrosar. Mais atenção, você irá acompanhar apenas nos primeiros dias. Pais que permanecem muito tempo na escola passam insegurança para os/as filhos/as, pois, se você não confia que a criança ficará bem, ela irá se sentir insegura.

• Prepare a criança para a merenda escolar. Se seu filho/a está deixando a comida líquida e começando na sólida, inicie a passagem alguns dias antes do começo das aulas.

• Transmita segurança. Leve à escola objetos queridos, como um paninho de estimação, uma chupeta ou um brinquedo. Assim, sua criança irá se sentir mais segura. No caso da chupeta, aos poucos a criança deixará de usar na escola.

Tenha confiança nos profissionais que irão cuidar de sua criança, eles/as foram preparados/as para educá-la com todo carinho e respeito que ela merece.

Texto adaptado

Fonte:

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/01/26/volta_aulas_adaptacao_creche.jhtm

http://www.chicletebola.com.br/blog/?p=197


"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

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