domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ritimo de aprendizado

MATERNAL III A PROFESSORA - KÁTIA


Conteúdo:Linguagem musical e expressão corporal
Objetivo:Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.

Tempo estimado:30 minutos, uma ou duas vezes por semana.

Materiais necessários:Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs. Organização da sala:Em roda.


Desenvolvimento:

- Atividade 1:

Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música. Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) Pé, pé, pé (bater o pé no chão)
Roda, roda, roda (rodar no lugar) Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) Outras propõem uma experiência rítmica. Rá, rá, rá, a minha machadinha, Rá, rá, a minha machadinha, Quem te pôs a mão sabendo que és minha? Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas) Se tu és minha eu também sou tua, Se tu és minha eu também sou tua, Pula machadinha para o meio da rua Pula machadinha para o meio da rua (pular para o meio da roda) No meio da rua não hei de ficar No meio da rua não hei de ficar Pula machadinha para o teu lugar Pula machadinha para o teu lugar (pular de costas para seu lugar original na roda) .

- Atividade 2:
O ritmo está presente também no falar, nos poemas e nas parlendas. Chuva, chuva, chuvisquinho Sua calça tem furinho Chuva, chuva, chuvarada Sua calça está furada.


- Atividade 3:
A roda começa girando devagar e acelera até chegar ao dez A galinha do vizinho Bota ovo amarelinho Bota um, bota dois, bota três, bota quatro ... bota nove, bota dez! (todos se agacham)


- Atividade 4:
Estimule o acompanhamento de canções com palmas, brinquedos ou instrumentos musicais feitos com sucata ou objetos do cotidiano. Eles foram chamados pela pesquisadora argentina Judith Akoschky de ¿cotidiáfonos¿, pois são construídos com base no que se tem disponível. São dessa categoria peças como maçanetas ou torneiras (percutidas com ferrinhos, emitem um som metálico e bonito), guizos (amarrados com fita nos pulsos ou tornozelos, tocam quando movimentados) e radiografias (quando agitadas, produzem um barulho engraçado). Avaliação: Não espere uma coordenação rítmica exata nas atividades. Esse ainda não é o objetivo nessa faixa etária. O mais importante é proporcionar a experiência de fazer música e compartilhá-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.

Kátia B. Martins
Pedagoga e Especialista em Educação Infantil e Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Lavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Grata pela visita

Grata pela visita